O que significa os principais símbolos do batismo?

O batismo é um momento muito simbólico no âmbito familiar e espiritual. Mais do que uma tradição, é a celebração de uma nova vida. Um evento de união, para pais, avós e padrinhos reafirmarem seus vínculos e um marco de entrada na comunidade. Esse rito remonta ao início da era cristã, estando cheio de representações alegóricas. 

Os símbolos do batismo são parte intrínseca de seu significado e é importante conhecê-los para compreender totalmente essa celebração. Pensando nisso, este artigo traz informações relevantes sobre os aspectos figurativos presentes nesse momento. Descubra quais são e o que querem dizer agora!

Qual é o real significado do batismo?

O batismo, como um sacramento cristão, representa a entrada na igreja. Tanto no sentido da comunidade em que vive, como no âmbito espiritual. Por meio desse rito, ocorre a limpeza do pecado original, assim, seu significado é de purificação e cura

Ou seja, essa celebração é um ritual tanto de purgação, quanto de consagração. Basicamente os pecados se extinguem na água e, pela imposição de mãos do celebrante, aquele que está sendo batizado recebe o Espírito Santo. 

Além disso, como a própria palavra indica, é o ato de dar nome a alguém. É através de tal nome, que o novo membro da congregação, passa a ser reconhecido pelos demais como parte do grupo.

Quais são os principais símbolos do batismo?

Nos ritos religiosos é comum que elementos materiais, gestuais e verbais tenham um aspecto simbólico, representando um papel na celebração. Suas origens podem ser bíblicas, como o batismo de Jesus, ou foram agregadas ao longo dos anos, conforme as religiões que tem esse sacramento se desenvolveram.

Apesar de serem representações simbólicas, a fé depositada neles é que lhes confere o significado e a importância investida. Nesse sentido, os principais símbolos são:

  • água;
  • óleo;
  • vela;
  • vestes brancas;
  • sinal da cruz;
  • cruz;
  • rito de Éfeta;
  • sal;
  • padrinhos.

Quais os significados dos símbolos do batismo?

Dentro do cristianismo é muito comum associar a um ícone significados espirituais. Com os símbolos do batismo não seria diferente. Esses elementos estão investidos de sentidos metafóricos para a celebração deste sacramento cristão. Todos os componentes do ritual têm um papel a desempenhar. Por isso, estão incluídos entre eles, além de objetos, ações e códigos.

Água 

Quando se fala de batismo, o primeiro elemento que vem à mente da maioria das pessoas é a água. Talvez, ela seja um dos principais símbolos cristãos devido ao seu papel nessa cerimônia.

Sua função figurativa é realizar a limpeza espiritual, eliminando o pecado original. Nesse sentido, o ritual se apropria da associação entre água e limpeza, conferindo-lhe um aspecto alegórico, ao purgar as impurezas espirituais, além das físicas.

Em algumas religiões o batizado é realizado por dispersão ou aspersão, sendo utilizada uma quantidade pequena do líquido. Enquanto, em outras, o sacramento ocorre por imersão em rios, lagos e, até mesmo, piscinas.

Vela

Outro símbolo muito importante dentro do cristianismo é o fogo. Para alguns representa o próprio Cristo, para outros, trata-se o Espírito Santo, ou ainda, ambos na figura da Santíssima Trindade. No batismo, a chama da vela simboliza a luz que protege e ilumina os caminhos, afastando o mal e inspirando a elevação espiritual.

Vestes brancas

Usar branco em roupas aparece em outros sacramentos cristãos, como o casamento, sendo sempre um símbolo de pureza. Esse significado é amplamente associado à cor, porém, outra interpretação dada a essas vestes batismais está relacionada à nova vida que começa, como membro da igreja de Cristo, para quem é batizado.

Óleo

O óleo usado na unção, também tem seu significado associado a purificação, no sentido de libertar do mal quem é batizado. Dentre os símbolos do batismo, ele está associado à presença do divino na celebração.

Durante a cerimônia são utilizados dois óleos: o crisma, que é aplicado na testa e representa a entrada na igreja de Cristo, e o óleo dos catecúmenos, que é colocado no peito daquele que está recebendo o sacramento para consagra-lo como um combatente da fé e a fim de que ele possa ter força para superar as tentações.

Cruz

Os óleos são aplicados fazendo uma cruz. Sua simbologia, como forma de identificar os cristãos, é clara. Mas no batismo, significa que quem está sendo recebendo o sacramento participa da morte de Jesus e da redenção dos pecados através dela, comungando da salvação eterna da alma.

Sinal da Cruz

O sinal da cruz comumente é feito no início e fim de celebrações religiosas e orações. No contexto do batizado ganha ainda mais um papel. Ele é a confirmação do início da vida cristã, um sinal de fé, bem como, um escudo protetor.

Padrinhos 

Se o batismo marca o nascimento para a igreja de Cristo, os padrinhos são os pais na fé. Eles aceitam o compromisso de ajudar afiliados e afiliadas, guiando-os e educando-os, por meio de orientação e exemplo na vida, para agirem como bons cristãos.

Rito do Éfeta

Todas as palavras pronunciadas durante a realização do batizado tem significado e importância, são elas o que une os atos e símbolos. Porém, dentro desse elemento o Rito de Éfeta se destaca. Apesar de facultativo, é muito representativo do valor da palavra nas cerimônias cristãs. 

Ocorrendo imediatamente após a entrega da vela, nele, o celebrante toca ouvidos e boca daquele que está sendo batizado e profere uma oração para que o novo membro da igreja se abra para a palavra de Deus.

Sal

Historicamente o sal tem a função de conservar os alimentos e deixá-los mais saborosos. Como um dos símbolos do batismo, ele tem o papel de ser o tempero e o exemplo que estimulará a aplicar na caminhada da vida os valores cristãos como justiça e fraternidade. Assim como, dá sabor ao apetite pela palavra de Deus. Apesar de tamanho simbolismo, por questões de higiene ele foi abolido.

O batizado é um momento muito significativo para a família e a comunidade que estão ganhando um novo membro. Seus elementos remontam a uma tradição que vem dos primórdios do cristianismo e da vida de Jesus. Conhecer e entender o significado dos símbolos do batismo torna essa celebração ainda mais especial.

Outra maneira de fazer desse momento algo único é personalizar os detalhes. A Xique Xique Brasil tem uma categoria de batizado completa, para abrilhantar ainda mais a cerimônia. Confira!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

  1. Olá, quando postam assuntos relacionados com a bíblia, tragam os versículos que dão a luz às vossas afirmações. Não vi nenhum versículo, isso inválida tudo que afirmaram, vela, cruz, aonde na bíblia está escrito?

    1. “Efatá” é uma palavra de origem aramaica que aparece no Novo Testamento da Bíblia, mais precisamente na passagem de Marcos 7:31-37. Conforme o próprio versículo revela, a palavra “efatá” significa “abre-se”. Então voltou os olhos para o céu e, com um profundo suspiro, disse-lhe: “Efatá!”, que significa “abra-se!”

    2. Mateus 28:19-20: Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E tenham certeza disto: Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

  2. As passagens bíblicas que se referem ao batismo com água são:

    1. **Mateus 3:13-17** – O batismo de Jesus por João Batista no rio Jordão. Nesta passagem, Jesus é batizado por João Batista, e o Espírito Santo desce sobre Ele em forma de uma pomba, enquanto uma voz do céu declara: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

    2. **Marcos 1:9-11** – O batismo de Jesus por João Batista. Esta passagem é semelhante à de Mateus, descrevendo o batismo de Jesus e a descida do Espírito Santo sobre Ele.

    3. **Lucas 3:21-22** – O batismo de Jesus por João Batista. Esta passagem também descreve o batismo de Jesus e a descida do Espírito Santo sobre Ele.

    4. **João 3:22-23** – O batismo de Jesus e a pregação de João Batista. Nesta passagem, João Batista está batizando no rio Jordão, e Jesus e seus discípulos também estão batizando.

    5. **Atos 8:36-38** – O batismo do eunuco etíope por Filipe. Nesta passagem, Filipe encontra um eunuco etíope que está lendo o livro de Isaías e explica a ele o evangelho. O eunuco pede para ser batizado, e Filipe o batiza na água.

    6. **Atos 10:44-48** – O batismo dos gentios na casa de Cornélio. Nesta passagem, Pedro está pregando na casa de Cornélio, um centurião romano, e o Espírito Santo desce sobre os gentios que estão ouvindo a palavra de Deus. Pedro então ordena que eles sejam batizados na água.

    7. **Atos 16:14-15** – O batismo de Lídia em Filipos. Nesta passagem, Paulo está pregando para um grupo de mulheres em Filipos, e Lídia, uma vendedora de púrpura, crê na palavra de Deus e é batizada na água.

    8. **Atos 16:30-34** – O batismo do carcereiro em Filipos. Nesta passagem, um carcereiro em Filipos pergunta a Paulo e Silas o que ele deve fazer para ser salvo, e eles respondem que ele deve crer no Senhor Jesus Cristo. O carcereiro crê e é batizado na água, juntamente com toda a sua família.

    9. **Atos 18:8** – O batismo de Crispo em Corinto. Nesta passagem, Paulo está pregando em Corinto, e Crispo, o principal da sinagoga, crê na palavra de Deus e é batizado na água, juntamente com toda a sua família.

    10. **Atos 19:1-7** – O batismo dos discípulos de João Batista em Éfeso. Nesta passagem, Paulo encontra alguns discípulos de João Batista em Éfeso e lhes pergunta se eles receberam o Espírito Santo quando creram. Eles respondem que não sabem o que é o Espírito Santo, e Paulo lhes explica o evangelho. Eles crêem e são batizados na água, e o Espírito Santo desce sobre eles.

    11. **Romanos 6:3-4** – O batismo como símbolo da morte e ressurreição de Cristo. Nesta passagem, Paulo escreve que todos os que foram batizados em Cristo foram batizados na sua morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos pela glória do Pai, também nós andemos em novidade de vida.

    12. **1 Coríntios 12:13** – O batismo como símbolo da união com Cristo e com o corpo de Cristo. Nesta passagem, Paulo escreve que todos nós fomos batizados em um Espírito para formar um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres, e todos fomos feitos para beber de um Espírito.

    13. **Gálatas 3:27** – O batismo como símbolo da união com Cristo. Nesta passagem, Paulo escreve que todos os que foram batizados em Cristo se revestiram de Cristo.

    14. **Colossenses 2:12** – O batismo como símbolo da morte e ressurreição de Cristo. Nesta passagem, Paulo escreve que todos nós fomos sepultados com Cristo pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dos mortos pela glória do Pai, também nós andemos em novidade de vida.

    15. **1 Pedro 3:21** – O batismo como símbolo da salvação pela ressurreição de Cristo. Nesta passagem, Pedro escreve que o batismo que agora salva vocês não é a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus. Ele salva vocês pela ressurreição de Jesus Cristo.

    Estas são algumas das passagens bíblicas que se referem ao batismo com água. Elas mostram que o batismo é um sacramento importante na vida do cristão, simbolizando a morte e ressurreição de Cristo, a união com Cristo e com o corpo de Cristo, a salvação pela ressurreição de Cristo, e a purificação dos pecados.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.