rito do batismo

Conheça 3 coisas sobre o rito do batismo!

Quando descobri que estava grávida da minha primeira filha, uma das primeiras coisas que passou pela minha cabeça foi a importância do rito do batismo para o bebê. É uma das tradições que eu não queria deixar passar de jeito nenhum.

Conforme pesquisava sobre o batizado e conversava com a minha avó materna e, depois, com o padre da minha paróquia, descobri várias questões interessantes sobre esse rito de passagem tão tradicional e celebrado no Brasil

Como percebi que muitas amigas sonham com o dia do batizado, mas não sabem tantos detalhes sobre o rito, separei três curiosidades relevantes sobre esse dia. Vamos lá?  

1. O significado do ritual de batizado e sua importância

Apesar de ser celebrado em diversas religiões, é no catolicismo que surgiu o hábito de realizar o batismo em recém-nascidos, a partir do século III.

Ele é o ritual de purificação e o primeiro dos sete sacramentos de um católico. É o batismo que une todos os cristãos e, sem ele, a pessoa não poderá fazer nenhum dos outros sacramentos, como a primeira comunhão (eucaristia), crisma e o matrimônio. 

A Igreja Católica prega o batismo do recém-nascido, pois, na visão do Catolicismo, todos nascem com o pecado original — aquele cometido por Adão e Eva — e precisam ser purificados para então participarem do Reino de Deus. 

2. Os simbolismo do rito do batismo na Igreja Católica

Como você viu, o batizado não é apenas um dia bonito para apresentar a criança aos amigos e parentes, trata-se de um ritual de passagem para que ela comece sua vida religiosa e a siga no futuro, se assim desejar. 

Por isso, existem muitos simbolismos durante o rito. Vou falar sobre os principais: 

  • a roupa branca é tradicional, pois simboliza a pureza da criança. Algumas mães preferem fugir da cor, e alguns padres não têm problema com isso, mas é bom conversar com ele antes caso essa seja a sua ideia; 
  • a água simboliza a purificação. O padre pode emergir a cabeça da criança ou derramar água sobre a testa. Isso varia muito conforme a idade em que o bebê ou criança é batizada;
  • o óleo que o padre usa para ungir o bebê simboliza o Espírito Santo e é uma espécie de selo que consagra o novo papel da criança como cristã.
  • a vela que o padrinho carrega representa a luz que ilumina e protege o caminho do bebê ao receber o batismo. Ela eleva o espírito da criança e afasta as energias negativas. 

3. A importância dos padrinhos na vida do bebê

A madrinha e o padrinho são como os pais na fé da criança. Eles devem dar o exemplo de como a criança deve seguir na vida católica. Além disso, devem ajudar o afilhado com a palavra, conversando e guiando quando necessário.

Por isso, é muito importante que você escolha os padrinhos com cuidado, já que eles farão parte da vida do seu filho e devem ser pessoas preocupadas em dar um bom exemplo e em participar no crescimento e educação dos pequenos.

Para que uma pessoa possa ser madrinha ou padrinho de uma criança, ela precisa ser católica e batizada. Durante a cerimônia, é a madrinha quem segura a criança, e o padrinho quem carrega a vela. 

Espero que eu tenha conseguido mostrar como o batismo é importante na vida do bebê e todo o significado que ele traz. É um dia muito especial que ficará marcado para sempre na sua memória. 

Por isso, se você está planejando o rito do batismo do seu bebê, o ideal é começar escolhendo a roupinha. Para ajudar, separei algumas dicas preciosas aqui!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.