Conheça os 12 benefícios da natação para bebês!
Cada fase que a criança passa é uma nova emoção. Ao longo dos primeiros meses de vida, esse pequeno ser aparentemente tão frágil aperfeiçoa aos poucos seus instintos e habilidades. Com isso, a família ganha o privilégio de vivenciar todo esse crescimento, todas as fases, desde o nascimento do bebê, desfrutando várias experiências e aprendizados.
No entanto, também sabemos como cada fase da vida de um bebê é efêmera. E é quando ele atinge os 6 meses que a inteligência, raciocínio e relacionamento social se destacam. Por isso, também é o momento ideal para dar início as práticas esportivas.
Neste post, listaremos alguns benefícios da natação para bebês até 12 meses, além de dicas de como começar. Confira!
1. Desenvolve a coordenação motora
A prática da natação é ótima para estimular o bebê a sincronizar os movimentos, usando cérebro, músculos e articulações. Exercícios que estimulam a criança a mergulhar e segurar na borda, por exemplo, melhoram a coordenação motora para o desenvolvimento de cada fase. Como aos 6 meses ele já tomou a maior parte das vacinas, sua imunidade também fica mais forte.
2. Combate a obesidade infantil
Sabemos como o excesso de gordura corporal pode trazer vários problemas para a criança. Mas esse é outro ponto que a natação ajuda a resolver devido à queima de gordura provocada pela atividade física. Então, com a natação, seu pequeno também ganha outros benefícios, como o fortalecimento da musculatura e o combate ao sedentarismo.
3. Cria laços afetivos com os pais
A presença dos pais durante a aula de natação tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil. A troca de carinho da criança entre a mãe ou o pai proporciona vários benefícios que estimulam o lado afetivo emocional do bebê.
Além disso, os aspectos corporais durante o aprendizado nas aulas, como toques, carícias e abraços, melhoram o funcionamento psíquico da criança.
4. Ajuda a ter coragem para nadar
A presença do papai ou da mamãe durante as atividades estimulará o bebê ter coragem a nadar. Isso acontece porque a criança é introduzida no esporte com o apoio dos pais, pessoas que proporcionam segurança e bem-estar. Então, outro benefício da natação é ajudar o bebê a não ter medo de entrar no mar ou piscina.
5. Melhora o trato respiratório
Quando o bebê nada, estimula a troca de oxigênio devido ao fortalecimento da musculatura torácica ao diafragma.
Sendo assim, o esporte também ajuda no tratamento de problemas respiratórios como asma e bronquite. Porém, o ouvido do bebê precisa ter um cuidado especial para evitar a proliferação de bactérias por umidade, podendo levar à otite. Uma dica é usar um tampão no ouvido.
6. Tem duração rápida
Se você tem uma rotina corrida, a duração do esporte é outro benefício que a natação para bebês pode proporcionar.
Ao contrário da programação para adultos, as aulas para os pequenos duram até 30 minutos. Isso acontece porque, tanto o sistema responsável por regular a temperatura do bebê quanto a capacidade de concentração, ainda estão em fase de desenvolvimento.
7. Aumenta o apetite
Com a queima de caloria proporcionada pelas atividades físicas, outro benefício da natação para bebês é o aumento do apetite.
Durante o desenvolvimento da criança, ele pode apresentar mudanças nos hábitos alimentares, porque está entendendo suas preferências. Além disso, como a última refeição da criança deve ser feita até 1 hora antes da natação, ele vai terminar a aula com uma baita fome e disposição.
8. Proporciona mais qualidade no sono
Com o passar do tempo, a tendência é o bebê ficar cada vez mais acordado, fazendo com que a família use e abuse da criatividade para fazê-lo dormir, não é? Mas, a boa notícia é que a água tem um efeito relaxante, que aumenta a sensação de felicidade e bem-estar, melhorando a qualidade do sono.
9. Fortalece a autoestima
Principalmente nos dias quentes, é muito prazeroso e divertido ter a oportunidade de brincar com o bebê na água. A piscina o deixa relaxado, pois ele sente como se estivesse dentro da barriga da mãe. Essa sensação transmite autoconfiança, aumentando a autoestima e, sobretudo, ajudando o bebê a se acostumar com o novo ambiente.
10. Estimula o bebê a andar
O reflexo natatório do bebê é mais forte no primeiro ano de vida. Depois disso, a criança terá que aprender os movimentos, tornando a readaptação à natação mais difícil. Então, quanto mais cedo o bebê tiver contato com a piscina, mais cedo ele começará a andar, devido ao desenvolvimento corporal que o esporte proporciona.
11. Aumenta a resistência muscular
O fortalecimento dos músculos é outro benefício da natação que seu bebê pode ganhar. Os exercícios realizados com o esporte ajudam no desenvolvimento tanto dos membros inferiores quanto superiores — o que é ótimo para as fases de crescimento. Sendo assim, ele cresce com habilidades que ajudam na realização de esforços e condição postural.
12. Diminui o estresse do bebê
Ao contrário do que alguns possam pensar, o bebê também pode ficar estressado por irritações constantes, como dentição e ruídos excessivos. Quando a natação é feita com a proteção adequada, ele se sente mais tranquilo.
Então, não se esqueça de comprar os acessórios adequados. Prefira modelos próprios para bebês, considerando o local e a idade.
Por exemplo, os óculos devem ter lentes de acordo com as características do ambiente, como:
- lentes claras e coloridas: para locais com baixa incidência de luz;
- lentes espelhadas: permite suavizar a luminosidade, portanto, é ideal para proporcionar conforto quando a luz é forte.
Por fim, antes de aproveitar os benefícios da natação para bebês, você precisa conhecer a didática e referências da escola.
Além disso, é preciso conferir se os profissionais têm formação na área e especialização pedagógica. Afinal, assim como qualquer aula tem uma metodologia e disciplina, na natação não é diferente.
Também é importante conferir a instalação e infraestrutura, checando se as piscinas são aquecidas e se utilizam tratamentos alternativos ao cloro, para evitar irritação na pele.
Se você entende a importância do esporte e bem-estar para os bebês, compartilhe este post nas suas redes sociais e leve essa informação a outras famílias também!