como fazer um cha de bebe

Como fazer um chá de bebê: um guia para ajudar

Entre todas as preparações que a mulher passa na gestação, estão as festividades que comemoram a chegada do novo integrante da família. Por isso, é preciso se planejar para que tudo saia dentro do esperado e seja um sucesso. Falando nisso, você sabe como fazer um chá de bebê?

Aprontar o enxoval, fazer a decoração do quarto, lavar as roupinhas e comprar os itens indispensáveis são alguns dos afazeres. Nessa lista, também estão as comemorações, que não podem faltar. Sei que nessa fase já estamos um pouco cansadas, mas ao mesmo tempo muito animadas para celebrar com quem amamos a vinda do bebê.

Então, resolvi trazer este post como um guia para você organizar um chá de bebê incrível e cheio de emoções que ficará na memória de seus convidados e, claro, na sua. Vamos lá?

Faça uma lista de convidados

Muita gente se embaraça na hora de fazer a lista de convidados. Isso porque é comum ela ficar mais extensa do que desejamos. Uma amiga aqui, outra colega de trabalho ali e, quando vemos, tem mais pessoas do que imaginamos que teria. O primeiro passo é definir o tamanho da festa. Será grandiosa ou apenas para os mais íntimos?

Feito isso, se a sua lista é reduzida, escolha os convidados de acordo com a presença e o envolvimento deles durante a gestação. A partir daí, fica mais fácil fazer a listagem. Lembre-se de que o chá de bebê é um momento para celebrar a chegada desse ser tão amado e que as pessoas presentes devem ser aquelas que estão tão contentes quanto você.

Prepare a lista de presentes e o save the date

Você já sabe como será o chá de bebê? Os convidados deverão levar apenas fraldas descartáveis ou outros itens de enxoval? Prepare uma lista de sugestão de mimos ou de tamanhos de fralda, que devem ser variados. É importante escrever em cada convite com que a pessoa poderá presentear.

O save the date é um pré-convite mandado aos convidados para que eles se preparem para o evento e não marquem outro compromisso. Você pode enviá-lo com um ou dois meses de antecedência mais ou menos.

Por falar em data, defina assim que puder para conseguir o local e os fornecedores que deseja. Quanto antes bater o martelo sobre essas questões, mais fácil será de fechar com as empresas, como buffet, decoração e espaço.

Escolha o tema e a decoração

Hoje em dia, existem diversos temas para chá de bebê, sendo um mais lindo que o outro. Há tantos que fica até difícil decidir qual escolher. Pensando nisso, trouxe algumas temáticas como sugestão para você. Elas servem tanto para meninos quanto meninas:

  • ursinhos;
  • realeza;
  • panda;
  • ovelhinhas;
  • chuva de bençãos;
  • nuvens;
  • elefantinhos;
  • corujas;
  • balões.

Para ajudar a escolher o tema, é interessante buscar pelas empresas de decoração. Assim, você tem ideia de como ficará a festa e poderá optar pelo que gosta mais. Pesquise referências na internet e de conhecidos antes de fechar o contrato. Afinal, todo cuidado é pouco para garantir uma festa especial.

Caso decida fazer algo por conta própria, uma dica é ir em lojas de artigos para festa e escolher o tema com base no que conseguirá adquirir.

Envie os convites e defina as brincadeiras

Depois de decidir o tema da festa, faça os convites seguindo a identidade visual escolhida. Não se esqueça de enviar com antecedência para que seus convidados se programem. Hoje em dia, são cada vez mais comuns os convites virtuais. Você pode usar e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagens para enviar a imagem convidando a todos. E, está tudo ok nisso. Mas, se tiver a chance de enviar um convite impresso, certamente encantará.

As brincadeiras do chá de bebê deixarão tudo mais divertido. No entanto, existem algumas mamães que não gostam. Se esse é o seu caso, tudo bem. Mas se você curte essas atividades, prepare todo o material que vai precisar. Bingo, personalização de body e toalhas e cápsula do tempo são sugestões bastante legais.

Elabore o cardápio com carinho

Essa é uma das maiores preocupações em uma festa. Afinal, comidas e bebidas saborosas ficam na memória de todos os que estiveram presentes. Você pode contratar um buffet ou contar com amigos e familiares para ajudar a preparar os quitutes. A seguir, veja algumas dicas de menu:

  • chá da tarde: bolos, biscoitos, pães, frios e tortas, além de sucos, chocolate quente, cafés e chás;
  • self-service de mini cachorro quente: em uma mesa, disponha os pães, o molho de salsicha e os acompanhamentos, como milho, batata palha, ervilha, vinagrete, cenoura ralada, ketchup e mostarda. Depois, deixe os convidados se servirem;
  • coquetel: salgadinhos variados, entre fritos e assados, fingerfood e mini refeições, como risoto com filé trinchado;
  • para beber: sucos, refrigerantes, águas saborizadas e água mineral.

Ah! O bolo e os doces são a sensação da mesa principal. Você pode escolher entre os temáticos com pasta americana ou os cobertos e decorados com creme de manteiga ou chantili. Os naked cakes e os seminakeds enfeitados com flores e frutas também são lindos! Depois de tantos quitutes divinos, os docinhos podem ir a mesa em caixas para serem levados como lembranças, sempre amo essa ideia. É muito prático para os convidados.

Escolha a roupa para vestir

Se o seu chá for feito entre o sétimo e o oitavo mês de gestação, provavelmente o que você mais desejará será o conforto. Por isso, opte por vestidos longos e rasteirinhas ou calças larguinhas e fresquinhas com tênis. Atualmente, a moda gestante oferece opções incríveis de roupas que vestem muito bem, sem abrir mão do chame e da comodidade.

Há também quem prefira as camisetas personalizadas para todos os membros da família, como papai, titios, avós e irmãos do novo membro. Se você gosta dessa opção, não deixe para mandar fazer de última hora, certo? Além disso, independentemente de qual seja sua escolha, se comprar com certa antecedência, considere o tamanho da barriga no dia da festa quando for experimentar a roupa.

Não se esqueça das lembrancinhas

As lembrancinhas são mimos para agradecer os convidados pela presença em seu chá de bebê. Por esse motivo, elas são tão importantes. Você pode presentear com diversos itens personalizados com o tema da festa.

Outra opção são os doces personalizados. Uma caixinha de brigadeiros gourmet ou de minipalhas italianas deixarão todos com água na boca e encantados. Há também os pirulitos de chocolate, saquinhos com minissuspiros, biscoitos decorados e uma infinidade de guloseimas confeitadas e deliciosas que servem como lembrança.

Muitas mamães ficam em dúvidas sobre como fazer um chá de bebê, principalmente se forem de primeira viagem. Entretanto, com algumas dicas e planejamento, a festa será um sucesso! Lembre-se de tirar bastantes fotos para ter recordações incríveis desse momento tão especial.

E aí, ajudei com os preparativos do chá de bebê? Saiba que no meu blog trago dicas de maternidade, moda infantil, desenvolvimento da criança e muito mais! Para ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão, assine a newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.