mesversario

Conheça 8 dicas de como fazer mesversario da melhor maneira!

O nascimento do bebê é um momento muito planejado e aguardado pelos pais. Nos últimos anos, celebrar o dia do nascimento a cada mês virou uma das maiores tendências do universo infantil. Com tantas novidades que o mercado oferece, ainda assim, a maior dúvida dos pais é como fazer mesversário.

Até algum tempo atrás, as comemorações das datas eram feitas por meio de fotos mensais para registrar o crescimento do bebê. Alguns pais optam por fotografar o filho em um mesmo cenário ou diferentes temas ao longo dos 12 meses.

No entanto, hoje, além das fotos, os pais têm investindo muito em grandes festas com direito a decorações personalizadas e cardápios variados a cada mês, como se fosse uma festa de aniversário. 

Já pensou em como fazer mesversário da melhor maneira? Continue lendo, pois vamos dar o passo a passo de tudo o que é necessário para você produzir uma linda comemoração! 

O que é necessário ter no mesversário? 

A palavra já diz por si só qual o intuito do momento: festejar o aniversário do mês do bebê. Então, a comemoração pode ter como base uma festa normal, de um ano, por exemplo. Mas, para não ter muitos gastos todos os meses e fazer um evento muito agradável, é preciso se atentar a alguns detalhes, como decoração, local, roupa da criança, tema e outras questões. Confira!

1. Tema

O primeiro passo é decidir qual será o tema de cada mesversário. E por que é o primeiro detalhe? O tema vai ditar todas as outras questões importantes do evento, como decoração, cardápio, local e roupinha do aniversariante. O mais legal de produzir o mesversário durante todo o ano é a possibilidade de investir em diversos temas. 

Vale aproveitar as épocas comemorativas, como festa junina, carnaval, páscoa, natal e outras datas festivas. Outra ideia, uma das mais comuns, é escolher o tema de desenhos, como de bichos, bonecas, carrinhos, ou se basear nos personagens animados que a criança geralmente prefere. 

2. Decoração 

  • Mesa: uma mesa é o bastante para a decoração da mesa central. Sobre ela pode ter o bolo, doces, balas, pirulitos e outros artigos decorativos de acordo com o tema. Além disso, vale também investir em panos coloridos para deixar a mesa mais charmosa.
  • Bolo: pode ser bolo verdadeiro ou bolo fake. No caso do bolo verdadeiro, o tamanho deve ser de acordo com o número de convidados e que seja capaz de servir a todos os presentes. Outro detalhe importante é que tenha escrito no bolo ou uma vela sobre ele com a idade do bebê.
  • Balões: padrões variados, em estilo tradicional ou desconstruído. Hoje, existe uma infinidade de formas de organizar balões na decoração com balão tradicional de látex, metálico, bubble, com led, entre tantas opções lindas. Se quiser uma decoração com balão tradicional, o balão de número 7 é o mais escolhido, mas vale apostar no número nove para fazer arcos atrás da mesa e espelhar no espaço da festa.
  • Doces: os doces também não precisam ser muito elaborados. Brigadeiros, uvinhas, casadinhos, beijinhos e moranguinhos podem ser colocados na mesa e acrescentados à decoração. Mas, para os pais que desejam investir, podem optar pelos decorados e até cupcake.
  • Centro de mesa: não é muito comum colocar centro mesa em festas de mensários, justamente porque são festas menores. Mas se você tem mais convidados ddica é fazer centros de mesas que os convidados possam levar como lembrança do momento. Caixinhas e embrulhos, por exemplo, servem como decoração e lembrancinha.

3. Local 

Depois de pensar no tema, é hora de escolher o local ideal para o mesversário. Nesse caso, é importante pensar em duas questões: se o tema escolhido pode se adequar ao local e o número de convidados. 

Escolher o local antes de fazer a lista de convidados facilita na organização, pois, assim, você não corre o risco de ficar refém do local devido ao número de pessoas. Vale ser na própria casa, sítio, salão e até em restaurantes, mas sempre lembrando se o propósito da festa se encaixa no espaço. 

4. Lista de convidados

Agora sim, é hora de escolher as pessoas a serem convidadas para o mesversário. Comece sempre listando nomes da família, parentes e amigos mais próximos. Também é válido especificar na lista quem são os adultos e crianças, pois isso muda a quantidade de comida no cardápio, já que os pequenos tendem a comer menos. 

Depois de listado, observe se o número de pessoas é o ideal para a lotação do local escolhido. Lembrando que esse tipo de festa é algo bem particular e íntimo, sendo melhor ter convidados mais próximos dos pais. No entanto, cada família tem as suas definições.

5. Cardápio 

O cardápio é sempre uma dúvida crucial para os pais no momento da organização, tanto pelo custo como pela preferência dos convidados. Há duas dicas que podem ajudar:

  • Comidas típicas do mês: aproveite a época comemorativa do mês e as comidas típicas do momento. Por exemplo, junho é o mês de São João, em que caldos, quentão, pipoca e outros alimentos são tradição da época e podem ser oferecidos no mesversário da criança no mesmo mês.
  • Comidas tradicionais de festa infantil: caso ainda tenha dúvidas, o ideal é partir para o cardápio comum de festas, com salgadinhos, bebidas , docinho e bolo — tudo com o tema escolhido.

6. Convites

Os convites são importantes para que os convidados recebam todas as informações necessárias e tenham uma prévia do que podem esperar do evento. 

Não é preciso fazer convites muito elaborados, você pode fazê-los em sites gratuitos e personalizá-los. A distribuição pode ser feita por meio do convite impresso e entregue pessoalmente, mas vale enviar online, por aplicativos ou redes sociais. 

7. Roupa do bebê

E, claro, o centro das atenções da festa, a criança, também precisa de certos cuidados com a escolha da roupa. A dica é pensar como o aniversariante pode combinar com o tema escolhido e estar à vontade. Se o tema do mesversário for de desenhos animados, a dica é optar por roupas e acessórios do personagem da animação. Caso seja um tema mais simples, a roupa também pode seguir a mesma linha. 

Claro, sempre pense no conforto do bebê. Elabore uma roupa de acordo com o horário, local, clima e tecido no qual a criança fique bem.

8. Registro

Para eternizar cada momento durante os 12 meses de mesversário, é fundamental registrar os momentos com fotos e vídeos curtinhos. O ideal é contratar um fotógrafo ou escalar alguém da família para fazer o trabalho e não perder nada.

Além de o profissional fotografar todos os detalhes e valorizar cada produção da festa, o resultado fica incrível para os pais guardarem com muito carinho cada comemoração. Mas se os eventos forem simples, o registro no celular já ajuda muito. 

Com essas dicas, tenho certeza que agora ficou mais fácil pensar na organização do mesvarsário. Aplique todas as nossas dicas e faça uma lista de tudo o que deseja para a festa do seu filho sair como planejado.

Gostou do artigo? Aproveite para acessar nossas redes sociais e acompanhar todas as nossas postagens! Estamos no Facebook e Instagram.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.