Afinal, como acordar o bebê recém-nascido para amamentar? Saiba aqui
A chegada de um novo membro na família causa diversas dúvidas, e uma delas é como acordar o bebê recém-nascido para amamentar.
Mães, especialmente as de primeira viagem, que têm um bebê dorminhoco em casa ficam inseguras sobre a amamentação e o ganho de peso dos pequenos. Afinal, como deve ser esse processo?
A primeira dica sobre o assunto é procurar orientação com o pediatra. Nem todos os bebês precisam ser acordados para mamar, isso depende muito do tempo de vida e das características deles.
Continue a leitura e veja mais dicas sobre esse assunto!
Quando é necessário acordar o bebê recém-nascido para amamentar?
O volume do estômago do recém-nascido é bem pequeno, por isso, é natural que eles sintam fome em um intervalo menor de tempo e acordem várias vezes. A amamentação em livre demanda é a melhor forma de atender às necessidades de alimentação dos bebês nos primeiros meses.
Alguns recém-nascidos podem passar horas sem acordar para mamar sem que isso seja um problema. Entretanto, caso o bebê tenha nascido com baixo peso, seja prematuro ou tenha uma necessidade especial, é recomendado acordá-lo para amamentar a cada 3 horas mais ou menos para que ele não tenha queda no peso e se desenvolva bem.
Além disso, caso o seu filho ou filha passe muitas horas sem mamar, alguns pediatras recomendam despertá-lo para que ele não corra o risco de ter hipoglicemia, que é um baixo nível de glicose no sangue.
Como acordar o bebê para mamar?
Se não tem jeito e você precisa acordar o bebê recém-nascido para amamentar, é importante fazer isso com delicadeza para não assustá-lo ou deixá-lo irritado.
Algumas dicas são:
- converse com o bebê: o som da sua voz pode ajudar o bebê a acordar;
- acaricie o bebê: toque o queixo do bebê até o pescoço ou faça massagens na cabeça para tentar acordá-lo;
- faça cócegas nos pés: outra dica é fazer cócegas nos pés ou na barriguinha para causar o despertar;
- coloque o neném perto do seio: aperte a mama em um movimento de ordenha para que saia um pouco de leite e coloque perto da boca do recém-nascido, pois o cheiro pode estimulá-lo a mamar;
- tire a roupinha ou veja a fralda: se as dicas acima não funcionarem, tirar a roupinha dele ou trocar a fralda pode ser positivo. Não é para deixar o bebê passar frio, apenas para causar o despertar.
Depois de acordar o bebê recém-nascido para amamentar, ainda é preciso ficar de olho, pois se estiver muito sonolento, ele pode parar de sugar o peito rapidamente. Trocar o peito ou mudar para uma posição sentada, como a posição do cavalinho, pode fazer com que ele mame um pouco mais.
Essas são as principais dicas sobre como acordar o bebê recém-nascido para amamentar. Além disso, é importante confirmar se a sucção está correta. Esse início pode ser bastante cansativo e preocupante, mas à medida que vocês se adaptarem um ao outro e ele for crescendo, a amamentação tende a se tornar mais fácil. Caso esteja preocupada, procure orientação com o pediatra ou com uma consultora de amamentação.
Gostou do texto? Quer mais dicas? Confira o nosso post e saiba quais os principais cuidados que você deve ter com o bebê nos primeiros meses!