Saiba como acompanhar a evolução do peso do bebê de acordo com a idade!
É comum que mães e pais se preocupem com o crescimento e peso do bebê. É realmente importante dar atenção a esses pontos, pois se houver alguma alteração significativa, a situação deve ser avaliada.
Contudo, cabe ressaltar que cada indivíduo tem um desenvolvimento. Logo, o peso e a estatura podem variar de criança para criança, mesmo que sejam da mesma família. Sei que é difícil, mas evite ficar comparando o seu filho com outros bebês, pois isso pode gerar angústias e preocupações desnecessárias.
A melhor maneira de ter certeza se a saúde dele está adequada é com o acompanhamento do pediatra. Além disso, há uma tabela de referência, também conhecida como curva de crescimento, que ajuda a analisar esses fatores.
Quer saber mais? Continue a leitura e confira as dicas para acompanhar o peso do bebê desde o nascimento até os 5 anos!
Como funciona a tabela de desenvolvimento de bebês e crianças?
A tabela criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indica parâmetros de altura, peso e perímetro cefálico para bebês e crianças de 0 a 5 anos de idade, dividido entre meninos e meninas. Essas referências ajudam os responsáveis e profissionais de saúde a acompanharem a evolução das crianças.
Se o seu filho ou filha tem o peso abaixo ou acima da média da população infantil, isso não quer dizer que haja algum problema de saúde. É preciso avaliar o desenvolvimento geral e se a curva de crescimento é constante. Se houver queda ou um crescimento brusco, tal fato requer atenção.
Como acompanhar a evolução do peso do bebê?
Analisar a curva de crescimento é uma das principais formas de entender se o desenvolvimento do bebê está normal. Além disso, conhecer as evoluções sobre o peso nos primeiros anos de vida também pode ajudar a tranquilizá-la. Confira, a seguir, o que é estimado para cada idade.
Primeiro ano de vida
Logo após o nascimento, é comum que haja uma queda no peso corporal, mas após os primeiros dias o recém-nascido deve começar a recuperá-lo.
Entre o primeiro e o terceiro mês de vida, a média de ganho de peso pode variar entre 700 e 800 gramas. Depois dessa idade, o ganho de peso desacelera um pouco, passando para 400 a 600 gramas por mês até o sexto mês, quando acontece o início da introdução alimentar. A partir dessa idade, o ganho de peso passa a ser menor.
De acordo com a tabela de desenvolvimento, ao completar o primeiro ano de vida, a média de altura e peso para meninas é de 73 cm e 9.800 gramas. Já os meninos apresentam altura e peso de 75 cm e 10.000 gramas.
Entre 1 e 5 anos
Após os 12 meses, a altura e o peso do bebê passam a ter um crescimento menor. O ganho médio de peso mensal, por exemplo, fica em torno de 150 gramas. Mas vale destacar que isso pode variar de criança para criança.
As referências de peso médio para cada faixa-etária, de acordo com a curva de crescimento da OMS, são:
- meninas de 2 anos: 11.500 gramas;
- meninos de 2 anos: 12.000 gramas;
- meninas de 3 anos: 14.000 gramas;
- meninos de 3 anos: 14.500 gramas;
- meninas de 4 anos: 16.000 gramas;
- meninos de 4 anos: 16.500 gramas;
- meninas de 5 anos: 18.000 gramas;
- meninos de 5 anos: 18.300 gramas.
Os dados acima são uma referência sobre o peso do bebê e de crianças. Entretanto, a análise do desenvolvimento não deve ser feita apenas com base na balança. É preciso avaliar uma série de fatores, por isso é imprescindível ter um acompanhamento médico para obter orientações adequadas sobre amamentação, alimentação e suplementações necessárias.
Achou o texto interessante? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais mães e pais fiquem por dentro do assunto!