Bebê high need: conheça suas características
Quem tem um filho ou filha agitado(a) pode estar pensando se ele é um bebê high need. Você já ouviu esse termo?
Bebês high need, ou de alta demanda, são crianças que exigem mais atenção e cuidado do que a maioria. Elas costumam apresentar agitação, nervosismo, choro intenso, entre outras características.
Quer saber mais sobre o assunto e entender como lidar com um bebê nesse perfil? Então continue acompanhando este post!
O que é um bebê high need e quais são as suas características?
O termo surgiu com o pediatra americano William Sears. Após o nascimento de seu quarto filho, o médico percebeu que o caçula demandava mais atenção e cuidado do que seus outros filhos quando tinham aquela idade. Algumas das características desse perfil de bebê são:
- Intenso: bebês e crianças high need demonstram a suas vontades com intensidade, em choros e gritos altos;
- Dificuldade para dormir: eles demoram para adormecer e costumam dormir pouco, com sonecas curtas ou acordando de hora em hora. Além disso, normalmente, necessitam da ajuda dos pais para dormir;
- Hiperativo: esse perfil de bebê é bastante ativo e estará sempre mexendo em algo;
- Precisa de muito colo: nenéns precisam de colo e contato com os pais, mas com bebês high need isso acontece ainda mais, e eles não gostam de ficar muito no berço;
- Insatisfeito e imprevisível: por serem mais exigentes do que a maioria, nem sempre as brincadeiras e técnicas para acalmá-los irão funcionar. Mesmo que elas funcionem, no dia seguinte pode ser diferente, porque eles são imprevisíveis.
Bebês e crianças tem personalidades e características distintas, e quando são recém-nascidos necessitam de cuidadoem tempo integral. Por isso, o Dr Sears explica que o neném só pode ser considerado high need se apresentar três ou mais dessas características após os cinco meses de vida.
Como lidar com um bebê high need?
A rotina com um pequeno high need é intensa e pode ser bastante desgastante, especialmente para a mãe, que sente que no fim do dia não têm energia para mais nada. Contudo, algumas estratégias podem ajudar a minimizar um pouco a carga mental e física.
Primeiro de tudo é recomendado não rotular a criança de forma negativa. O comportamento de alta demanda pode indicar que a criança será uma pessoa obstinada e persistente, o que também são qualidades.
Outra dica é diminuir as expectativas. Seu neném não vai dormir ou se acalmar sozinho, por exemplo. Sendo assim, é importante que os pais estejam presentes para dar segurança e conforto. O uso de sling ou canguru pode ajudar com bebês que exigem muito colo.
Buscar atividades lúdicas e sensoriais, que estimulam a curiosidade e a exploração, como livros com diferentes texturas e brinquedos com sons, podem ser alternativas para entreter as crianças em alguns momentos.
Também é fundamental ter acompanhamento médico. Pode ser que o pequeno tenha alguma condição de saúde que o deixe irritado, ou mais exigente, que deve ser investigada. Além disso, se a demanda for alta e a rotina muito desgastante, talvez sejam necessários cuidados específicos com apoio de profissionais especializados.
É preciso entender a personalidade e as características do bebê high need para cuidar dele, apoiá-lo e direcioná-lo de maneira positiva. Esperamos que as dicas do texto ajudem nisso.
Gostou do post? Então compartilhe-o em suas redes sociais para chegar em mais famílias!