Não sabe como melhorar a noite de sono do seu filho? Veja 5 dicas!
Muitas mães e pais encontram dificuldades com o sono das crianças e buscam dicas sobre como melhorar a noite de sono do filho ou filha. Você também passa por isso?
O ato de dormir uma noite toda só costuma acontecer com o crescimento. Por isso, é difícil que bebês tenham um ciclo completo de sono noturno, sendo comum os despertares na madrugada.
É importante ter calma e paciência até essa fase passar, porém, há algumas dicas que podem ajudar a melhorar a noite de sono na sua casa. Continue a leitura e saiba mais!
Dicas sobre como melhorar a noite de sono de bebês e crianças
Muitas mães e pais sofrem com as noites mal dormidas de bebês e crianças. Separamos, a seguir, algumas práticas que podem ser aplicadas para tentar resolver a situação.
1. Controle as suas expectativas
Os despertares noturnos são comuns nos primeiros meses de vida. Além da necessidade de alimentação nesse período, o organismo do bebê não está amadurecido para regular o ciclo de sono.
É fundamental que os pais controlem as expectativas sobre o tema. O esperado é que as crianças comecem a dormir a noite toda por volta dos 2 anos, dependendo de fatores individuais e dos hábitos familiares.
2. Estabeleça uma rotina
Estabelecer uma rotina será significativo para a qualidade de sono do seu filho ou filha. Isso não quer dizer que os horários devem ser rígidos, mas é necessário que a criança tenha um horário aproximado para dormir e acordar.
O período ideal para o sono noturno dos pequenos é no início da noite, quando o hormônio do crescimento é liberado com mais intensidade. Por isso, procure colocar o seu filho para dormir até as 20h, mais ou menos.
3. Dê importância as sonecas durante o dia
Os cochilos ao longo do dia são importantes para o descanso e aprendizado dos pequenos. Eles são mais frequentes nos primeiros meses de vida, quando o bebê pode fazer de 4 a 6 sonecas, dependendo da duração delas.
Depois do primeiro ano, é comum que elas aconteçam duas vezes por dia, uma de manhã e outra à tarde. Entre os 2 e 3 anos, a criança ainda pode ter necessidade de cochilar uma vez ao longo do dia.
A dica para definir o horário das sonecas é ficar de olho nos sinais de sono que o seu filho dá, como bocejar, coçar os olhos e demonstrar irritação.
4. Prepare o ambiente de maneira adequada
Outra dica sobre como melhorar a noite de sono do seu filho é ficar de olho no ambiente. Além disso, o pijama e a temperatura do quarto devem ser adequados ao clima da região.
Com o cair da noite, procure manter a casa mais silenciosa e com luzes baixas. Ao colocar a criança para dormir, deixe o quarto escuro. Se o ambiente externo for barulhento, usar ruído branco (sons que ficam na mesma frequência, como o barulho de ventilador ou secador, TV sem sinal etc.) ou sons da natureza podem ajudar.
5. Crie um ritual noturno
Realizar as mesmas atividades todos os dias antes de colocar o bebê para dormir cria uma previsibilidade e pode deixá-lo mais tranquilo e relaxado para a noite de sono.
O ritual noturno pode começar de 15 a 30 minutos antes do horário de dormir e incluir banho, massagem, amamentação ou mamadeira, contação de histórias etc. Veja o que é mais adequado à rotina da sua família para criar o melhor ritual.
Essas são as principais dicas sobre como melhorar a noite de sono do seu filho. Também é importante dar atenção a alguns erros que podem prejudicar o sono das crianças e tentar evitá-los. Permitir o uso excessivo de tela, brincadeiras agitadas e brinquedos com muitas luzes e sons antes de dormir são alguns exemplos disso.
Gostou do texto? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto!