Aprenda quais são os pontos de renda renascença

A renda renascença surgiu entre os séculos XV e XVI, na cidade de Veneza, na Itália. É um produto artesanal que penetrou no Brasil no século XIX, pelas mulheres religiosas dos Conventos e pelas esposas dos colonizadores.

É um trabalho feito à mão com o uso de uma agulha, linha e lacê (fita de algodão). Sobre o risco (desenho), vai-se construindo a renda renascença. O lacê é fixado ao papel e com agulha linha diversos pontos são conectados, com tramas específicas para gerar o desenho almejado. Existe uma diversidade de pontos de renda renascença e é com eles que são criadas peças exclusivas. Continue lendo e conheça três dos pontos usados para confeccionar renda renascença!

Ponto torre em grupo

É um tipo de ponto que depois de concluído, apresenta um aspecto de construção de várias torres. Para dar início é necessário fazer uma carreira de dois amarrados. Depois, faz dois pontos e pula um, faz mais dois e pula novamente mais um. Essa continuidade forma um lindo grupo de torres. Ao chegar próximo ao lacê, não se pega o último ponto, mas pega-se apenas o lacê e faz o traçado, para retornar o tecimento. Ao voltar, é feita uma outra fileira de torres.

Depois é feita uma passagem de linha no interior da torre ou se pode fazer uma passagem com três fileiras de linha do lado de fora das torres. As linhas ajudam a fazer os pontos ficarem bem firmes. Inicia-se então, outra fileira de torres. No meio do caminho é dado um tipo de ponto/laço para segurar os pontos. Depois inicia novamente todo o processo. O ponto torre deixa um excelente acabamento em mantas, calças para bebê, laços para cabelo, babadores e outros acessórios e roupas.

Ponto traça

O ponto traça tem o mesmo formato e a aparência de uma traça. Para dar início, amarra-se a linha e faz-se um furinho bem pequeno feito com a própria linha, para que o ponto inicial não se desfaça. Introduz-se a agulha no ponto inicial, passa por baixo e leva-se a linha até o outro lado do círculo e volta para o ponto inicial. 

Ao atravessar o círculo, a agulha é colocada depois de dois pontos e retorna-se para o ponto inicial até que todo o círculo seja preenchido. Para que o trabalho fique com uma boa aparência as linhas que atravessam o círculo devem ser em números pares. 

Em seguida, vai para o ponto inicial e inicia um novo trançado. A agulha é inserida por baixo das linhas até preencher todo o círculo. O arremate é feito mais abaixo do que foi tecido para não haver acúmulo de linha. Esse tipo de ponto fica perfeito em roupas de batizado, lembranças, lenços etc.

Ponto sol

Antes de começar o ponto sol é importante preparar o espaço como no ponto traça. Faz-se primeiro os lados, para que o trabalho não fique encolhido. Até a metade do desenho são feitos “pontos dois amarrados” normal e sem passar a linha, depois faz uma passagem para iniciar o ponto sol. 

Pega-se dois pontinhos do lacê, coloca-se a agulha em um ponto que está no centro, puxa-se até a lateral e faz quatro voltas. Em seguida faz a armação como no ponto traça. Volta ao centro, retorna à lateral e realiza mais quatro voltas, até preencher todo o desenho. O ponto sol fica perfeito em cueiros, saída de maternidade, jogo de lençol, manta e outros elementos que fazem parte do enxoval do bebê.

Enfim, agora que você já conhece como os pontos de renda renascença são confeccionados e porque é um produto que ajuda a criar peças exclusivas, vale a pena optar por esse tipo de criatividade artesanal para o enxoval do seu bebê. Na Xique Xique Brasil, você pode encontrar roupas, fraldas, cueiro, pano de boca, jogo de lençol, mantas, organizador saco maternidade, saída da maternidade e outros produtos refinados para o seu bebê.

Viu como temos itens importantes feitos à renda renascença para o enxoval do seu bebê. Então, entre em contato conosco para fazer suas compras. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Tudo maravilhoso ,

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.