Saiba como é ser mãe de gêmeos e como se preparar!
O teste de gravidez positivo já é capaz de deixar qualquer mulher com frio na barriga, em um misto de emoção e responsabilidade. Imagine, então, se no ultrassom o médico revela que você será mãe de gêmeos! A gravidez gemelar ocorre quando a fecundação gera dois embriões, seja devido a tratamentos de fertilização in vitro ou naturalmente.
Agora, mesmo sendo uma excelente notícia, a revelação pode despertar aquela dúvida: será que sou capaz de cuidar de dois bebês ao mesmo tempo? Fique tranquila, pois esse receio é normal, afinal, o trabalho realmente é dobrado. Porém, o amor também!
Além disso, nós temos uma capacidade incrível de nos adaptarmos e basta algum tempo para que você tire de letra o dia a dia com dois pequenos, ainda mais com tanta informação à disposição. Pensando nisso, preparamos este “mini-guia” para mães de gêmeos. Confira!
Os desafios de ser mãe de gêmeos
Quando você pensa em ser mãe de gêmeos, certamente as cenas de dois bebês chorando ao mesmo tempo, olheiras marcadas e muitas brigas entre irmãos vêm logo à sua cabeça, certo? De fato, a maternidade não é tão romântica quanto parece nos comerciais de Dia das Mães, viu? Contudo, isso também vale para quem tem um único filho.
Os desafios de ser mãe de gêmeos são basicamente os mesmos, porém, o número de tarefas é maior: em vez de trocar uma, serão duas fraldas, e em vez de amamentar um bebê, serão dois, e assim por diante.
Os pontos positivos de ser mãe de gêmeos
Se, por um lado, ser mãe de gêmeos é trabalho dobrado, por outro, é amor e felicidade multiplicados também. Em vez de um sorriso lindo pela manhã, você terá dois. Além disso, uma das grandes vantagens de ter dois bebês ao mesmo tempo é que eles fazem companhia um ao outro ao longo de todo o seu desenvolvimento. É algo surreal essa conexão, essa interação.
Diferentemente de quem tem dois filhos de idades diferentes, os gêmeos estarão sempre na mesma fase e, portanto, serão grandes parceiros. Sem contar que, quando a época mais corrida da primeira infância passar — e ela passa em um piscar de olhos —, você verá seus dois pequenos ficando independentes de uma vez só. Então, a menos que resolva ter outros filhos logo, você sentirá uma folga.
Os cuidados específicos com gêmeos
Agora, dê só uma olhada em algumas informações sobre os cuidados específicos com gêmeos.
Gravidez
A gravidez gemelar pode ser tão tranquila quanto qualquer outra. Porém, há riscos potenciais que exigem um pouco mais de atenção e, como a chance aumentada de desenvolver pressão alta ou diabetes. Por isso, os cuidados são redobrados, a necessidade de repouso é maior, a alimentação exige mais atenção e o pré-natal deve ser um pouco mais rígido.
Parto
Embora seja possível ter parto normal, a maioria das gestações gemelares resultam em cesáreas, o que pode ser melhor para a mãe e os pequenos. Além disso, há um pequeno aumento no risco de prematuridade, mas fique tranquila.
Com um bom acompanhamento pré-natal, os bebês têm tudo para nascerem saudáveis, mesmo que os pequenos saiam um pouco mais cedo do “forninho”. Nesse caso, pode ou não ser necessário passar algum tempo no hospital até que o peso dos bebês seja ideal para ir para casa.
Amamentação
Se você deseja amamentar, saiba que é possível gerenciar as mamadas de dois bebês ao mesmo tempo. Haverá um período de adaptação um pouco mais difícil, mas logo você pegará o jeito. Além disso, lembre-se de que o leite materno é produzido sob demanda e, portanto, o seu organismo vai saber que há maior necessidade. E se não der conta, a orientação do profissional indicará como melhor alimentar o bebê.
Berço
Quanto à hora do soninho, por mais que os dois irmãos tenham estado juntos no útero, pode não ser tão seguro deixá-los no mesmo berço. Por isso, o ideal é investir em um modelo próprio para gêmeos, de modo que cada um tenha seu “cantinho”, mas fiquem próximos um do outro. Isso pode até fazê-los até dormir melhor, acredita?
Planejamento financeiro
Quanto ao planejamento financeiro, é sempre bom se preparar para gastos-extra. Por exemplo, na hora de comprar o enxoval, os custos podem ser maiores, já que você terá que comprar uma quantidade maior de roupinhas. Ah, aproveite e invista em algumas peças tamanho RN, já que bebês gêmeos podem nascer um pouco menores do que a média.
Os melhores macetes para mãe de gêmeos
Para que você se prepare ainda mais, anote aí alguns macetes que podem ajudar — e muito! — uma mãe de gêmeos.
- estabeleça uma rotina – todos os bebês são beneficiados ao terem horários mais ou menos fixos para cada atividade do dia. No caso de gêmeos, isso também ajudará a “sincronizá-los” para que tenham os mesmos hábitos;
- providencie um caderno de anotações – com tantas tarefas, é fácil perder o controle. Por isso, pelo menos nos primeiros meses, uma boa tática é ter um caderno para anotar as especificidades de cada um, sobre o banho, as trocas de fraldas etc.;
- crie um ritual de sono – ter uma sequência de atividades todos os dias à noite é excelente para ajudar os pequenos a dormir a noite toda, já que eles começam a associar esses momentos ao sono;
- tenha uma rede de apoio – essa é uma das dicas mais importantes para mãe de gêmeos. Conte com ajuda dos familiares e, se possível, de profissionais, mas não tenha vergonha de admitir que é cansativo e, às vezes, impossível fazer tudo sozinha;
- respeite as diferenças dos pequenos – por fim, ter filhos gêmeos não significa ter duas crianças iguais. Eles terão diferentes gostos, personalidades, manias e é muito importante respeitar essas individualidades.
Alguns livros para ajudar nessa jornada
Agora você já tem boas informações sobre como é ser mãe de gêmeos, mas conhecimento de causa nunca é demais, né? Por isso, olha só algumas dicas de livros sobre o assunto:
- Gêmeos e múltiplos: tudo o que os pais precisam saber – aqui, os autores tratam de todos os aspectos da gravidez e dos cuidados com bebês gêmeos ou múltiplos, bem ao estilo “manual”;
- Criando Filhos Gêmeos – nesse livro, resultado de duas décadas de pesquisas das autoras, você encontrará preciosas informações sobre o desenvolvimento dos gêmeos, por exemplo, como lidar com dificuldades escolares e relacionamento com outras crianças;
- Gêmeos, trigêmeos ou o que mais vier: o guia da mãe 24 horas – por fim, nesse livro, você verá dicas diversas de cuidados com mais de um bebê a partir da experiência da própria autora, uma mãe de trigêmeos.
Diante desta leitura, você será apresentada aos principais desafios e alegrias de ser mãe de gêmeos. Como deu para ver, apesar de exigir disposição e paciência — como em qualquer experiência de maternidade —, ter mais de um bebê ao mesmo tempo pode ser muito tranquilo com um pouco de organização. Além, é claro, de muito recompensador.
E aí, gostou das dicas? Então, siga o Instagram e o Facebook da Xique Xique Brasil para acompanhar mais posts como este.