lavar roupa de bebê

Conheça 5 erros ao lavar as roupas de recém-nascido!

Os erros ao lavar as roupas de recém-nascido só fui descobrir conforme a gravidez avançava. Um novo universo a desvendar, muita novidade e consequentemente dúvidas. Um turbilhão de emoções me rodeava na gestação do meu primeiro filho.

Você sabia que há alguns cuidados ao lavar a roupinha do bebê? Eu tive que pesquisar como fazer isso para saber qual o sabão ideal e quais os procedimentos para higienizá-las de forma correta — e o mais importante: evitar alguma alergia no pequeno.

Se você é mãe ou pai de primeira viagem e está com dúvidas sobre o assunto, continue acompanhando o texto para evitar alguns erros ao lavar roupas de recém-nascido!

1. Usar qualquer tipo de sabão

O sabão que usamos para lavar roupa no dia a dia pode causar alergia na pele do bebê, que é mais delicada. Por isso, é recomendado dar preferência por sabão de coco líquido ou sabão hipoalergênico. Essas opções têm menos ácidos e perfume na composição, então o risco de alergia é menor.

2. Usar amaciante

Você gosta que a roupa fique bem cheirosa ao sair da máquina de lavar? Esse pode ser um erro comum ao lavar roupas de recém-nascidos, pois o excesso de perfume pode gerar reações alérgicas se o bebê tiver a pele muito sensível. A orientação é evitar amaciante nas roupas do pequeno, pelo menos, até 1 ano. Depois disso, você pode usar amaciantes específicos para roupas de bebê.

3. Não lavar todas as peças antes do primeiro uso

Todas as peças do enxoval devem ser higienizadas. Além das roupas, isso inclui toalhas de banho, jogo de cama, fraldas de boca, mantas, etc.

Banner

Mesmo que elas cheguem da loja limpas e embaladas, as peças acabam ficando expostas e armazenadas por muito tempo, então, é fundamental higienizá-las para eliminar resíduos imperceptíveis que podem causar alguma irritação.

A dica é começar a lavar o enxoval a partir do 7 mês de gestação, assim você tem tempo de deixar tudo limpinho e organizado antes da chegada do pequeno.

4. Lavar roupas de bebê com as de adulto

Outro erro comum é lavar as roupas da família junto. A sujeira das roupas dos adultos é diferente das roupas infantis e precisam de produtos mais fortes para eliminar os resíduos, manchas e odores.

Faça a lavagem das roupas infantis separadas das outras peças para usar o sabão adequado, conforme falamos no primeiro tópico. Além disso, não use água sanitária e outros produtos para lavar as roupas do bebê. Esse cuidado deve seguir até o 2 anos, ou mais, caso o pequeno tenha a pele muito delicada.

5. Lavar todas as peças infantis a mão

A máquina de lavar tá aí para ajudar na rotina cheia das famílias, então é preciso aproveitar isso, não é mesmo? Uma ou outra peça mais delicada pode ser indicado lavar a mão, mas a maioria das roupas infantis pode ir para a lavadora sem problema. Só dê atenção à higienização interna da máquina, que deve ser feita com uma certa frequência, conforme as recomendações do fabricante.

Esses são os principais erros ao lavar roupas de recém-nascidos. Agora que você já sabe quais são eles, poderá evitá-los na sua casa e higienizar as roupas do pequeno corretamente.

Gostou do post? Acha que ele pode ser útil para outras pessoas? Então compartilhe-o em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.