Conheça dicas de como cuidar e lavar roupa de recém-nascido!
Um dos momentos mais gostosos da gravidez é a preparação do enxoval. Quando estive grávida pela primeira vez, aproveitei muito esse período, escolhi com carinho cada roupinha e o mais importante: conheci dicas valiosas para higienizá-las corretamente. Você sabe como lavar roupa de recém-nascido?
Todo cuidado é pouco com a pele do recém-nascido, afinal, ela é sensível, delicada e pode apresentar irritações face alergias facilmente se for exposta a agentes químicos, ácaros ou fungos. Por isso, preparei um conteúdo especial para lhe ajudar a cuidar e lavar a roupa do seu bebê da maneira mais adequada. Acompanhe agora!
Quais os produtos indicados para lavar roupa de recém-nascido?
Saiba que todas as roupas do seu bebê precisam ser lavadas, especialmente se forem novas. Na loja, elas parecem limpas e até cheirosas, mas podem esconder bactérias, ácaros e resíduos químicos industriais.
Por isso, para evitar qualquer irritação na pele do pequeno, recomendo que lave as peças com sabão de coco ou neutro glicerinado, inclusive os lençóis de berço, toalhas e tudo mais que for ter contato direto com a pele do bebê. Existem diversas marcas que oferecem produtos específicos para bebês, porém é preciso se atentar ao rótulo desses itens, pois nem sempre eles apresentam fórmulas hipoalérgicas e com menos aditivos químicos.
Os amaciantes são contraindicados, assim como alvejantes, removedores de manchas e os convencionais sabões em pó. Sei como é gostoso sentir o cheirinho de roupa limpa, mas mesmo os perfumes mais suaves podem causar algum tipo de alergia no seu pequeno.
Então, para responder a sua dúvida sobre qual o melhor sabão para lavar a roupa do bebê, aconselho a começar lendo rótulo. Procure informações sobre a composição. Quanto menos corantes aromatizantes e compostos químicos melhor. Verifique se na embalagem tem frases como: “hipoalergênico”, “com extratos naturais”, “testado dermatologicamente”, essas identificações ajudam na hora de escolher o melhor produto, na prateleira do supermercado.
Qual a melhor maneira de lavar as peças?
Primeiramente, é preciso separar as roupinhas do bebê das demais para impedir qualquer tipo de contaminação por resíduos. A lavagem pode ocorrer na máquina de lavar, mas se escolher essa opção, faça antes o procedimento de higienização do tambor. Você sabia que dá pra lavar meinhas, luvas e outras peças pequenas na máquina, basta colocá-las em sacos específicos para máquina de lavar. Ficam perfeitos.
As roupas delicadas, com rendas e bordados, por exemplo, muitas vezes podem ser lavadas à máquina também, mas merecem um cuidado especial. Confesso que esses itens mais delicados eu lavava à mão, mas no corre-corre da vida com filhos pequenos, fui desapegando e hoje em dia lavo quase tudo na máquina e as peças ficam perfeitas. De qualquer forma, recomendo que leia as instruções na etiqueta das peças antes de lavá-las, tudo bem?
Utilize a função “roupas de bebê” da lavadora de roupa. Caso a sua não a possua, a dica fundamental para esse momento da lavagem é caprichar no enxágue. Assim, você garante que todos os resquícios químicos sejam eliminados dos tecidos, além de evitar que as roupinhas fiquem endurecidas. Verifique se a lavadora de roupa que você tem possui a função “roupas de bebê” e o programa
Qual a frequência ideal para lavar roupa de recém-nascido?
Nos primeiros meses, as trocas de roupas do seu pequeno serão frequentes, então o ideal é lavá-las sempre que estiverem sujas para impedir a proliferação de fungos e bactérias. Na hora da secagem, sempre preferi o varal e deixava a secadora para os dias realmente chuvosos.
Por fim, antes de guardar o que foi higienizado, passe com ferro quente, na temperatura adequada ao tecido, todas as peças do avesso e não utilize nenhum tipo de produto para facilitar o processo. O vapor do ferro será fundamental para eliminar qualquer tipo de bactéria.
Não tem mistério lavar roupa de recém-nascido. Atente-se a esse cuidados e obtenha pleno sucesso no processo.
Como pode conferir, as dicas que apresentei são bem simples, porém eficazes para proteger seu pequeno de alergias e irritações.
Espero que este artigo tenha ajudado. Para ter acesso a mais conteúdos especiais como este, assine nossa newsletter agora mesmo!