comprar renda renascença online

Como comprar renda renascença online? Saiba aqui!

A renda renascença teve sua origem em Veneza e foi introduzido no Brasil por freiras europeias, tornando uma das manifestações artísticas mais tradicionais do artesanato brasileiro. Hoje é considerada sinônimo de elegância, sofisticação e exclusividade.

Confeccionada de maneira completamente artesanal, a renda é caracterizada por traços marcantes e primorosos. Sua produção utiliza linha, agulha, lacê e é delineada sobre um desenho manual feito em papel-manteiga.

Apesar do tempo de execução ser um tanto quanto demorado, o resultado apresenta tanta beleza e encanto que compensa o tempo de espera — não é a toa que sua aplicação enobrece e eleva a qualidade das peças!

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura e conheça um pouco da história, da importância cultural e descubra onde comprar renda renascença online!

Qual a origem da renda renascença?

A técnica manual da renda renascença surgiu no século XVI em Veneza, na Itália e se consagrou como símbolo artesanal italiano. Muito utilizado pelo rei da França Henrique II, o bordado era aplicado em colarinhos rígidos e plissados com o propósito de ocultar uma cicatriz em seu pescoço.

Dessa forma, a renda conquistou a realeza na época que considerava o artigo um modelo de sofisticação e elegância. Com o passar do tempo, o artigo foi se popularizando até chegar à burguesia nos anos seguintes e se firmar como um dos elementos mais importantes da moda.

Já no século XIX, o bordado chegou ao Brasil por freiras francesas que ocuparam o Convento Santa Teresa, no Rio de Janeiro. As religiosas ficaram famosas mundialmente por serem as únicas a conseguir confeccionar um bordado com tanta qualidade e riqueza de detalhes.

Durante séculos, a técnica do artesanato foi mantida em segredo. No entanto, na década de 1930, o delicado ofício chegou ao conhecimento de algumas humildes mulheres do sertão paraibano. Assim, a prática foi difundida pelo país pelas mãos das habilidosas rendeiras nordestinas.

Atualmente, a maior parte da produção brasileira de renda renascença está concentrada na região do Cariri, na Paraíba, onde mais de 400 artesãs confeccionam bordados exclusivos e exportam para diferentes lugares do país — e do mundo.

Como a renda renascença é produzida no Brasil?

Uma das manifestações artísticas e culturais mais importantes do Brasil, a renda renascença é o tipo de artesanato que se perpetua por gerações.

Embora o bordado seja produzido a partir de materiais simples como linha e agulha, sua técnica é bastante aprimorada, por isso, seu processo de criação exige paciência e habilidade.

O passo a passo tem início com o desenho e a marcação do padrão da renda em um papel-manteiga ou em um plástico firme — esse material possibilita a execução de um trabalho mais estável, reduzindo o encolhimento no final do processo.

Com o desenho preso, o próximo passo é costurar o lacê sobre o riscado. Também conhecido como guipir, o lacê nada mais é que uma tira de algodão. Nessa etapa, o alinhavo deve ser aplicado a um papel mais resistente, ajustado a uma pequena almofada.

Em seguida, a artesã começa a fiar o fundo da renda com agulha e linha de algodão, unindo os traçados do lacê com os mais diversos tipos de pontos: malha, corrente, rede, richelieu, entre outros. Assim, conforme os pontos são criados em delineados sinuosos, surgem as mais belas e deslumbrantes peças.

Quais são as principais aplicações da renda renascença?

Famosa pelo estilo de bordado feito exclusivamente a mão, a renda renascença apresenta entrelaçados delicados, traços marcantes e pontos exclusivos. No ofício, agulha, linha e lacê bordam e alinham os mais diferentes tipos de artefatos.

Entre os principais produtos podemos destacar os artigos de moda, itens de decoração, enxoval de bebê e acessórios para batizado — roupas, vestidos de noiva, fronhas, mantas, lençóis, toalhas, colchas, guardanapos, caminhos de mesa, mandriões para batizado, entre outros.

No segmento da moda, a estilista brasileira Martha Medeiros tem conquistado o mundo com seus vestidos exclusivos e ornamentados com os mais diferentes pontos da renda renascença.

Já quando o assunto é enxoval de bebê e batizado, a loja Xique Xique Brasil é referência em produtos de qualidade e com riqueza de detalhes.

Embora a renda renascença seja feita tradicionalmente na cor branca, no Nordeste o bordado ganhou variações e versatilidade. Isso significa que, hoje em dia, é possível encontrar as peças nas mais diferentes cores como marrom café, preto, laranja e azul-marinho.

Como o céu é o limite na hora de usar a criatividade, a renda renascença também tem ganhado aplicações de outras técnicas artesanais — como o bordado richelieu, por exemplo. Dependendo do tamanho da peça, o trabalho pode demorar até um ano para ficar pronto, no entanto, o resultado é tão deslumbrante que vale a pena esperar.

O que considerar na hora de comprar renda renascença online?

Agora que você já está por dentro da história e dos diferenciais desse bordado, certamente deve estar se perguntando onde encontrar renda renascença, não é mesmo? Entre todas as facilidades que a internet oferece, a compra online, sem dúvidas, é uma das mais importantes!

Além da comodidade de poder efetuar seu pedido no conforto de casa, o recurso permite que você encontre os melhores preços — e, tudo isso, sem precisar enfrentar trânsito, filas e o típico estresse de comprar em lojas ou shopping.

No entanto, para um negócio seguro, é fundamental considerar alguns aspectos antes de comprar renda renascença online. Confira:

Procedência

Assim como nos estabelecimentos físicos, é importante realizarmos as compras em lojas virtuais de confiança.

Por isso, pesquise sobre o site antes de fechar o seu pedido. Uma dica é buscar indicações de outros compradores. É indicado dar preferência para lojas que apresentam popularidade entre os consumidores.

Qualidade

Com mencionado, a renda renascença é um artigo delicado e primoroso, portanto, é fundamental conferir a qualidade do produto antes de adquiri-lo.

No caso da compra online, uma excelente maneira de analisar essa caraterística é observar as avaliações de clientes no site da marca — quanto mais positivos forem os comentários, mais garantida é a sua qualidade.

Atendimento

Um dado importante para verificar a confiabilidade de uma loja virtual é conferir a disposição de canais de atendimento ao cliente, por isso, certifique se o site oferece informações como endereço, telefone, e-mail e chat de atendimento.

Reputação

Outra dica valiosa na hora de comprar renda renascença online é verificar se existem muitas reclamações contra a loja. Para isso, basta acessar o Reclame Aqui, o Procon e outros órgãos de defesa do consumidor.

Segurança na compra

Antes de finalizar o seu pedido, observe se a página conta com sistemas de segurança. Uma dica é conferir se o site tem um cadeado na barra de endereço do navegador. Caso o ícone não apareça, não conclua a sua compra.

Comprar renda renascença online é possível, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados para adquirir os produtos de maneira segura e confiável. Por isso, é fundamental realizar a compra em uma loja virtual de confiança e reconhecida no mercado, como a Xique Xique Brasil.

Além de apresentar uma incrível variedade de artigos para batizado e enxoval de bebê, nossa empresa mantém compromisso com a qualidade e acabamento de seus produtos — não é a toa que a loja disponibiliza itens confeccionados com muita beleza e riqueza de detalhes.

Agora que você já sabe onde encontrar renda renascença online com total garantia e segurança, acesse o site da Xique Xique Brasil e confira a seleção exclusiva de renda renascença.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.