Como limpar o umbigo do bebê? Tire esta e outras dúvidas!
A chegada de um bebê traz muita alegria, mas há também a necessidade de adaptar a rotina com novos cuidados. Entre as preocupações dos primeiros dias, fica a dúvida sobre como limpar o umbigo do bebê.
Isso é algo bastante normal, afinal é uma área que está em fase de cicatrização e precisa ser higienizada corretamente para evitar complicações e garantir o bem-estar do pequeno. Mas mantenha a tranquilidade, pois não é nada complicado. Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue acompanhando o post para entender como fazer a limpeza do umbigo do recém-nascido. Vamos lá?
Por que é importante dar atenção ao umbigo do bebê
Os primeiros dias de um bebê são cheios de afeto e também responsabilidades. Além de limpar o umbigo, há trocas de fraldas, troca de roupa, banhos, sono e amamentação. Todos esses cuidados podem assustar, mas com o tempo tudo fica mais fácil.
Ao sair da maternidade, o bebê ainda terá o coto umbilical, uma parte do cordão que fica presa após o nascimento. Ele vai secando até cair, o que geralmente ocorre entre a primeira e a segunda semana de vida.
O coto umbilical tem um aspecto diferente da pele, pode ser gelatinoso, amarelado e com o tempo fica endurecido e preto. Essas variações costumam causar dúvidas nos pais, mas é um processo normal. Contudo, se a região ao redor do umbigo apresentar vermelhidão ou secreção amarelada, é necessário consultar o pediatra.
A higienização correta do umbigo do bebê é muito importante para evitar infecções e inflamações. Por isso, ela deve ser feita com cuidado até o coto umbilical cair.
Principais dúvidas sobre a limpeza do umbigo do bebê
Quando somos mães e pais de primeira viagem todos os cuidados com o recém-nascido geram uma certa insegurança. Contudo, não tem muito segredo para fazer a higienização do umbigo, é como se você estivesse cuidando de um ferimento simples. Veja a seguir, as principais dúvidas que podem ocorrer nesse momento!
Como limpar o umbigo do bebê?
Primeiro, lave bem as suas mãos com água e sabão antes de fazer a limpeza do umbigo do bebê. Use haste flexível (cotonete) ou algodão molhado com álcool 70% e faça movimentos circulares ao redor do umbigo sem medo, pois a limpeza superficial não é efetiva e pode atrasar a cicatrização.
Não fique puxando o coto umbilical, espere ele cair naturalmente. Após a limpeza, passe uma toalhinha limpa no umbigo para deixá-lo bem seco.
A higienização também deve ser feita durante o banho, nesse caso use apenas água e sabonete e seque bem a região antes de colocar a roupinha no bebê. Lembrando que o sabonete deve ser indicado para a pele do bebê, que é mais delicada.
Quantas vezes ao dia é preciso limpar o umbigo do bebê?
A recomendação é limpar o umbigo do bebê durante o banho com água e sabão e com álcool 70% em cada troca de fralda. Esse processo deve ser feito até a cicatrização completa do umbigo, quando o coto cai e não há mais sinais de sujeirinha ou sangue no local. Depois disso, a higienização do umbigo deve ser feita apenas no banho.
A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo do bebê?
Ao realizar a troca de fralda, faça a higienização do umbigo, seque bem a região e ajuste a fralda para ficar abaixo do umbigo. É importante deixar o coto umbilical exposto para que ele não fique úmido e não aumente o risco de bactérias e infecção no local.
Ao vestir a roupinha do bebê, analise se o elástico da calça não está apertando a região. Além disso, dê preferência às peças de algodão, que permitem a transpiração da pele.
O bebê sente dor ao limpar o umbigo?
Não há terminações nervosas na região e o bebê não sente dor durante a limpeza. Por isso, você não precisa ter medo ao passar o cotonete ou o algodão. É comum que o bebê chore um pouco ao trocar a fralda ou limpar o umbigo, isso pode acontecer devido ao geladinho do álcool, ou algum incômodo ao tirar a roupa, mas logo passa.
Devo colocar algo no umbigo do bebê?
Há algumas crenças populares sobre colocar faixas ou moedas no umbigo do bebê para evitar hérnia. Entretanto, isso não é recomendado — pelo contrário, pode aumentar o risco de infecção no local! Fazer a higienização adequada e manter a região seca são suficientes para os cuidados com o umbigo do bebê.
Quais são os sinais de atenção em relação ao umbigo e quando procurar o pediatra
Os recém-nascidos costumam ter o umbigo um pouco estufado nos primeiros meses e, geralmente, não há complicação nisso. Contudo, o aspecto do coto umbilical e toda a região da barriguinha, assim como peso, medidas e orientações sobre amamentação são feitas durante as consultas de puericultura que acompanham o desenvolvimento e o crescimento dos bebês. No primeiro mês de vida, acontecem cerca de 3 consultas e o pediatra pode avaliar o umbigo e orientar sobre a limpeza.
Se a higienização for feita corretamente, os riscos de infecção são menores. Mas caso a região apresente vermelhidão, sangramento, secreção ou mau cheiro, entre em contato com o pediatra para verificar se está tudo bem. Não passe pomadas ou cremes na região sem recomendação médica.
Outro ponto de atenção é quanto a queda do coto umbilical. Geralmente, isso acontece até o 15° dia de vida, mas pode demorar um pouco mais. Porém, se o atraso for grande, informe ao pediatra para que o aspecto do umbigo seja avaliado. A cicatrização e a queda do coto umbilical pode demorar mais se a região ficar úmida por muito tempo, se a limpeza não for frequente, ou se for muito superficial.
Conseguiu entender como limpar o umbigo do bebê? Espero que sim! Embora o cuidado com a região possa parecer um desafio no início, com o passar do tempo o processo se torna tranquilo e seguro, e após a cicatrização a higienização fica ainda mais fácil.
Gostou do texto? Acha que ele pode ser interessante para outras mães, pais e cuidadores? Então compartilhe-o em suas redes sociais!