Como escolher a roupa de cama para o bebê?
Sabemos que a gravidez é um momento de muita alegria para a família. Por isso, é comum os pais, avós e tios comprarem os itens mais lindos para compor o enxoval. No entanto, existem vários pontos que devem ser considerados nos produtos infantis além da beleza. A roupa de cama para o bebê é uma delas.
A explicação é simples: o bercinho é o local em que o bebê mais ficará nos primeiros meses. Inclusive, alguns chegam a dormir de 15 a 20 horas por dia. Por isso, os tecidos, acabamentos dos lençóis e cueiros devem ser bem selecionados para evitar problemas de pele.
Pensando nisso, você sabe como escolher a roupa de cama para o seu filho? Fique tranquila! Criei este post para te mostrar os principais pontos que você deve observar na hora de escolher a roupa de cama do pequeno. Vamos descobrir?
Entenda a importância de escolher o tecido certo para a roupa de cama do bebê
O bebê exige vários cuidados especiais em relação às crianças maiores porque seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Isso significa que ele ainda está frágil e mais propício a contrair alergias e infecções.
Muitas vezes, o bebê surge com vermelhidão e bolhinhas pelo corpo, e até descobrir que pode ser a roupa de cama, você pode gastar tempo e dinheiro. Enquanto isso, o pequeno sobre o incômodo. Além disso, o lençol de berço é diferente das outras roupas de cama.
Apesar de ser menor que uma cama de solteiro, o tamanho pode variar de acordo com o berço escolhido. O ideal é que o lençol de baixo seja de elástico para continuar fixo enquanto a criança se mexe. O bercinho do bebê é um local onde ele passa muitas horas e nele moram muitos perigos ocultos.
Recomenda-se não usar itens soltos no berço, como travesseiros, cobertores, bicho de pelúcia ou protetores muito fofos (mesmo que fixos). Isso porque essas peças podem causar acidentes. Sendo assim, todo o cuidado ainda é pouco para preservar nossos pequenos, não é mesmo?
Conheça os tipos de tecidos mais recomendados para o lençol infantil
O tecido da roupa de cama também pode influenciar no bem-estar do bebê. Com base na sua composição, ele pode proporcionar benefícios ou, até mesmo, comprometer a segurança da criança. Então, conheça agora os mais recomendados pelos pediatras.
Algodão
O lençol de elástico para berço em algodão é o mais utilizada para os bebês, pois, além de ser durável, é macio e respirável. E, ainda por cima, é opção mais anti-alérgica do mercado e a pele pode transpirar sem medo de assaduras. Mas para ter esses benefícios, a composição do tecido deve ser 100% em algodão. Escolha certo quando for comprar para o seu bebê.
Lã
Roupa de cama de lã, tricô e linha são ótimas opções para o inverno ou ambientes frios devido à proteção térmica. O problema é que esses tecidos são mais fáceis de apresentar alergia. Então, o ideal é comprar apenas uma unidade e testar se o pequeno não demonstrar nenhum tipo de reações, como coriza ou manchas avermelhadas pelo corpo.
Tecido misto
As roupas de berço feitas com tecido misto são compostas em 20% poliéster e 80% algodão. São peças mais baratas e normalmente mais fáceis de passar. A durabilidade é relativa, depende muito dos tecidos utilizados. A desvantagem é que esse tipo de tecido pode esquentar e é mais propenso a causar alergia. Ou seja, se for utilizá-lo, é preciso ficar em alerta.
Malha com algodão
Os tecidos em malha com algodão são confortáveis e proporcionam elasticidade, o que, para muitas mamães, ajuda no conforto do bebê durante os movimentos. Com isso, ele pode se mexer e brincar à vontade. Também são roupas de cama resistentes, mas alguns tipos de malha criam bolinhas. Então fique sempre alerta ao custo benefício.
Como escolher as peças da roupa de cama para o bebê
As peças de enxoval de bebê são tão lindas, com tantos detalhes fofos, que nós mães ficamos encantadas. Porém, é preciso ter cuidado com apliques no tecido que podem comprometer a segurança da criança.
Itens com pedrarias, por exemplo, devem ser evitados, pois, além de poder arranhar a pele do bebê, é possível serem ingeridas. Já pensou se alguma pedrinha, pérola ou miçanga se soltar?
Para comprar peças bonitas e ao mesmo tempo seguras, você pode investir em enxovais adornados com bordados e rendas. Você verá como um Bordado manual e uma renda renascença fazem a diferença em beleza, conforto e durabilidade.
Listei outras dicas para ajudar na escolha dessas peças. Acompanhe!
Compre o lençol do tamanho do berço
O primeiro passo antes de comprar a roupa de cama do bebê é conferir as medidas do colchão. O mais comum é que o colchão siga o padrão americano de 1,30 m x 70 cm. No entanto, existem outros mais estreitos, com 60 cm de largura e outros maiores.
Quando os berços são feitos sob medida, a roupa de cama também deve ser encomendada para ser compatível com o colchão. O ideal para a segurança do bebê é que sempre, sempre mesmo, o lençol de cobrir o colchão fique justinho, sem sobrar nada de pano.
Observe as características do tecido escolhido
Os tecidos precisam conter a composição certa para proporcionar conforto e resistência, além de apresentar as cores e formatos ideais para combinar com o berço e decoração do quarto. Alguns deles têm acabamento tipo vira e acaba servindo como um lençol, enquanto outros proporcionam um ar de delicadeza com rendas e bordados. Tudo isso deixa o quarto mais elegante.
Invista na quantidade de lençóis de forma apropriada
Apesar de toda a polêmica sobre o seu uso, o kit de berço segue como o principal item do berço, aquele que comanda o estilo do enxoval do bebê e proporciona um toque especial na composição do quarto do bebê. Mas além desse kit completo é também preciso contar com outras peças, considerando que o lençol deve ficar no berço até 3 dias.
Outros itens podem ajudar no dia a dia. O uso do cueiro em forma de passadeira, por exemplo, permite troca fácil e deixa o local de mais contato fácil de ser limpo. Substituiu o cueiro, está limpo novamente.
Como evitar erros na hora de cuidar da roupa de cama para o bebê
Além de saber como escolher a roupa de cama do bebê, é necessário entender como cuidar dela para que tenha ótima durabilidade e proporcione conforto ao pequeno. A seguir, confira como evitar os erros com os cuidados do enxoval!
Não saber como lavar
O primeiro passo é entender como lavar as roupas de cama do bebê. Quando eu estava grávida, ouvi muitas pessoas dando palpite sobre lavar as peças à mão. No entanto, hoje em dia essa é uma tarefa inviável para uma mãe que trabalha, não é verdade?
Além disso, esse conselho não é o mais adequado, pois na lavagem à mão é possível que sobre resquício de produtos nas roupas e que podem causar alergia no bebê.
Desse modo, o ideal é lava na máquina, no ciclo de roupas delicadas e não misturar com peças de outras pessoas. Também é importante seguir as instruções de lavagem do fabricante, pois elas são adequadas para a peça.
Não usar produtos específicos
As roupas de cama do bebê também devem ser limpas com produtos adequados para os pequenos, como sabão líquido neutro. Os amaciantes, muitas vezes, não são recomendados, pois podem causar alergias. Além disso, o cheiro forte pode incomodar a criança.
Deixar as roupas de cama manchadas
As manchas também aparecem nas roupas de cama, especialmente quando o xixi e o cocô vazam da fralda, o que não é raro acontecer durante a noite. Certo? Para que os lençóis não fiquem manchados, você pode utilizar o tira-manchas de sua preferência, desde que seja adequado para o tecido.
Caso você não queira utilizar produtos químicos, pode utilizar bicarbonato e vinagre para remover as manchas. Contudo, independentemente de qual seja sua escolha, não deixe de enxaguar as peças muito bem para evitar alergias. Nesse caso, é recomendado aplicar mais uma lavagem na máquina para garantir.
Não passar a roupa de cama
Há quem não passe as roupas de cama, especialmente as de tecido sintético, pois elas não amassam com facilidade. Entretanto, essa prática não é recomendada quando se fala de roupa de cama de bebê. A verdade é que durante os primeiros meses, todas as roupas e peças que entram em contato com os pequenos devem ser passadas a ferro antes.
Isso porque a roupa no varal fica exposta a microorganismos que podem causar algum tipo de alergia ou doença no bebê. Ao passar o tecido, você adiciona uma proteção, eliminando grande parte dos agentes que podem causar problemas.
Guardar de forma incorreta
Depois de escolher a roupa de cama ideal para o bebê, saiba que também é importante ter outros cuidados na hora de guardá-los. Os armários e gavetas precisam ser higienizados sem produtos químicos e as peças devem ser organizadas de forma a gerar sempre uma rotatividade. Chegou da lavagem, coloca no fim da pilha e assim por diante.
O ideal é começar a organização de cima para baixo e guardar mantas, cueiros e conjunto de berço em pilhas ou dentro de caixas. Assim, você separa os itens usados no dia a dia dos ocasionais, tornando a rotina mais prática.
Ao longo deste post, você conferiu dicas de como escolher roupa de cama para bebê. Além disso, viu como manter as peças sempre como novas. Agora, você pode colocar as nossas dicas em prática para montar o enxoval do seu filhote!
Já que estamos falando de roupas de cama para bebês, que tal conhecer os jogos de lençois para berço da Xique Xique Brasil e os Lençóis de Xixi? É cada um mais lindo do que o outro e todos são em percal, 100% em algodão. Assim, você proporciona o conforto e a segurança que seu pequeno merece!
queno merece!