Por que acontecem mudanças de humor na gravidez?

Se você está esperando um bebê e em alguns dias fica mais irritada ou mais chorosa, saiba que isso é normal! As mudanças de humor na gravidez são bastante comuns, afinal, o corpo está passando por alterações físicas e hormonais e isso tudo afeta a mãe.

Contudo, como lidar com essas alterações? Por que elas acontecem? Entender mais sobre o assunto pode ajudar você a passar por essa fase de maneira mais tranquila. Continue acompanhando o post e fique por dentro!

Por que o humor muda na gravidez?

A variação de humor na gravidez é algo bem individual. Algumas mulheres podem ficar mais emotivas, outras mais irritadas, e isso tudo também varia conforme o período da gestação. 

Alterações hormonais

Um dos principais motivos de mudanças de humor na gravidez é a alteração hormonal, especialmente no primeiro trimestre da gestação. Nesse período, há um aumento na produção de progesterona e estrogênio, que interfere no bem-estar materno. O excesso de progesterona, por exemplo, pode deixar a grávida com mais enjoo, sonolência e afetar o estado emocional.

Alterações físicas 

No segundo trimestre a barriga começa a aparecer mais, o que pode aumentar as dores pelo corpo, nas costas, e resultar em mais irritação. 

No último trimestre os incômodos no corpo são mais frequentes, há dificuldade em encontrar posição para dormir, inchaço e frequência maior para urinar. Somado a isso, há a ansiedade pelo parto e pela chegada do bebê.

Todas essas situações causam um turbilhão de emoções na mulher, indo de alegria e tranquilidade a momentos de cansaço, impaciência e tristeza.

Como lidar com as mudanças de humor na gravidez?

É comum acontecerem mudanças de humor na gravidez, contudo, contar com o apoio emocional do pai do bebê e de amigos e familiares pode ajudar a passar por isso de maneira mais fácil.

Se você sentir que os momentos de tristeza são intensos e frequentes, é recomendado conversar com o médico que realiza o pré-natal e procurar apoio de um profissional especializado em saúde mental. Há ainda algumas atitudes que podem ajudar a amenizar essas alterações de humor.

Manter uma alimentação saudável

Ter uma alimentação equilibrada é importante para evitar azia, retenção de líquidos e outros desconfortos que podem aumentar a irritação durante a gestação.

Realizar atividades físicas

Os exercícios podem ajudar no parto e na recuperação do pós-parto. Além disso, contribuem para reduzir as dores nas costas causadas pelo peso da barriga.

Outro fator é que a prática de atividade física libera endorfina e aumenta a sensação de prazer. Converse com o seu médico para saber quais atividades são recomendadas no seu caso.

Fazer coisas que você gosta

O período da gestação pode ser bastante movimentado com consultas, exames, trabalho e preparativos para o enxoval e quarto do bebê. Por isso, também é importante tirar um tempo para descansar o corpo e a mente. Realize passeios, viagens ou atividades para se distrair, como assistir filmes e séries, ler livros, entre outros hobbies.

Participar de grupos de gestantes

Conversar com pessoas que estão passando pela mesma situação pode ser positivo para trocar experiências e inseguranças e ajudar a lidar melhor com as alterações emocionais.

As mudanças de humor na gravidez podem ser bem intensas. Em um momento há alegria e empolgação, no outro há insegurança e tristeza. É importante entender sobre o assunto e contar com apoio de amigos e familiares.

Gostou do texto? Quer mais dicas sobre gravidez? Então confira o nosso próximo post e saiba por que acontece inchaço na gravidez e como evitar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.